TREINAMENTO

Petróleo


HISTÓRICO

A mais antiga manifestação de lubrificação da qual se tem noticia foi encontrada no Egito, no túmulo de Ra-Em-Ka, 2600/1700 aC. é mostrado um tipo de trenó transportando um monumento de pedra e um homem que despeja um liquido para lubrificar os deslizadores do trenó; Matéria graxa foi realmente encontrada no eixo de uma carruagem enterrada no túmulo de Yuaa e Thuiu, datando cerca de 1400 aC. ; Há referencias que a arca de Noé e arca de junco que carregou Moises foram calafetadas com pixe.

A história do campo petrolífero de Baku está ligada aos adoradores do fogo, que por volta de 600 aC. faziam peregrinações “Ao Fogo” proveniente de gás natural que emergia do solo, hoje Baku é um grande campo petrolífero.

Apesar de já ser conhecido pelos Egípcios, Chineses, Japoneses, Incas, Astecas e de aparecer em citações da Bíblia, o primeiro poço a produzir petróleo foi perfurado pelo Coronel Edwin L. Drake em 27 de Agosto de 1859, com aproximadamente  21 metros. Mas o Canadá reclama a tal honra para Janes Miller Willians em Junho de 1858.

 

PETRÓLEO

A palavra petróleo do latim Petra (pedra) e Oleum (óleo), petróleo é uma substancia oleosa, inflamável, menos denso que a água, com cheiro característico e de cor variando entre negro eo castanho escuro; O petróleo é composto por grandes quantidades de hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio) e quantidades bem menores de Oxigênio, Nitrogênio e Enxofre, a composição percentual aproximada dos diversos elementos químicos constituintes do petróleo e a seguinte:

           

ELEMENTO

PERCENTUAL

CARBONO

81 A 88%

HIDROGENIO

10 A 14%

OXIGENIO

0,01 A 1,2%

NITROGENIO

0,002 A 1,7%

ENXOFRE

0,01 A 5,0,5%

 

ORIGEM DO PETRÓLEO

            Didaticamente existem 03 teorias para a existência do petróleo:

 

·         Teoria Inorgânica

·         Teoria Orgânica

·         Teoria dos Animais Marinhos

 

Não existe até hoje, unanimidade sobre a origem do petróleo, mas a teoria mais defendida pelos geólogos é a Teoria Orgânica.

 

TIPOS DE PETRÓLEO

De acordo com a predominância dos hidrocarbonetos encontrados no petróleo, temos a seguinte base de  classificação:

 

·         Parafínico

·         Naftênico

·         Misto

·         Aromáticos

 

A predominância é parafínico e naftênico, sendo que o petróleo de base aromático  é muito raro não sendo utilizado para a fabricação de lubrificantes.

            

REFINO

O petróleo cru, no estado em que sai do poço, tem pouca utilidade, então precisa ser transformado em derivados de petróleo, esse processo é feito nas refinarias através de destilação por torre atmosférica e torre de vácuo; E  para cada barril de petróleo cru que será refinado fornecerá em media o seguinte:      

 

PRODUTO

PERCENTUAL

OLEO COMBUSTIVEL

17%

OLEO DIESEL

33%

QUEROSENE

5%

OLEO LUBRIFICANTE E PARAFINA

1%

GASOLINA

15%

NAFTA & SOLVENTES

12%

GLP

9%

OUTROS DERIVADOS

6%